CIA não vê esforço estrangeiro por trás dos casos da ‘síndrome de Havana’

A CIA concluiu que nenhum governo estrangeiro provavelmente está por trás de centenas de aflições misteriosas da “síndrome de Havana” relatadas por diplomatas dos EUA e que quase todos têm explicações médicas ou ambientais mais convencionais, disse um alto funcionário na quinta-feira.

Dos 1.000 incidentes anômalos de saúde (IAHs) relatados por diplomatas, inteligência e outros funcionários americanos, comumente apelidados de síndrome de Havan, cerca de duas dúzias permanecem inexplicáveis ​​e ainda são foco de intenso exame, disse o funcionário à AFP sob condição de anonimato.

Os primeiros casos em Cuba em 2016, envolvendo queixas de hemorragias nasais, enxaquecas e náuseas após ouvir sons penetrantes à noite, levantaram suspeitas de que a Rússia ou outro rival estava realizando campanhas para ferir autoridades americanas.

Os relatos de doenças físicas inexplicáveis ​​se espalharam para autoridades dos EUA na China, Rússia, Europa e até Washington, provocando uma investigação mais ampla do governo e acusações diretas de que a Rússia tinha uma arma eletrônica ou baseada em som desconhecida.

Isso levou o diretor da Agência Central de Inteligência, William Burns , a entregar um aviso a Moscou no ano passado sobre as consequências se a inteligência russa estivesse por trás das doenças misteriosas.

Mas a conclusão preliminar de um estudo da CIA não encontrou evidências de um ator estatal estrangeiro – russo ou outro – por trás dos casos da AHI.

“Avaliamos que é improvável que um ator estrangeiro, incluindo a Rússia, esteja conduzindo uma campanha mundial sustentada prejudicando o pessoal dos EUA com uma arma ou mecanismo”, disse o funcionário.

Quase todos os casos podem ser explicados pelas condições médicas existentes ou não diagnosticadas anteriormente da pessoa, ou por fatores ambientais, concluiu o estudo.

Apenas cerca de duas dúzias de casos não podem ser explicados e são o foco de um estudo mais aprofundado.

Nesses casos, a CIA não descartou um ator estrangeiro como causa, disse o funcionário. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: