ONU define limpeza de aeroporto em Tonga como prioridade após erupção vulcânica

Um coordenador de operações de socorro das Nações Unidas afirmou que a limpeza da pista de pouso do aeroporto de Tonga é prioridade para possibilitar a entrega de suprimentos de emergência para a nação insular do Pacífico.

Lotado em Fiji, o coordenador da ONU Jonathan Veitch afirmou, em uma reunião online, na terça-feira, que a pista do aeroporto da principal ilha de Tonga ainda não se encontra totalmente limpa, já que mais cinzas continuam a cair desde a erupção vulcânica de sábado.

Veitch informou que Tonga permanece praticamente offline depois que o desastre danificou um cabo subaquático de comunicação. Ele disse que o tamanho do estrago ainda será avaliado, pois a situação nas demais ilhas ainda não está clara.

O governo de Tonga anunciou, na terça-feira, que foi confirmada a morte de três pessoas e que muitas outras ficaram feridas.

O funcionário da ONU afirmou que a retirada das cinzas das pistas do aeroporto se provou mais complexa do que o inicialmente estimado, dificultando o transporte por aeronaves de suprimentos de emergência.

Acrescentou que levará muitos dias para que embarcações cheguem ao país, provenientes da Nova Zelândia e de outras nações. Ressaltou a urgência de retomar a operação do aeroporto para que seja possível oferecer rapidamente água potável e outros suprimentos. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: