EUA alertam que Rússia pode atacar a Ucrânia a qualquer momento

EUA alertam que Rússia pode atacar a Ucrânia a qualquer momento

Os Estados Unidos alertaram que a Rússia pode vir a atacar a Ucrânia a qualquer momento, em meio à escalada das tensões ao longo da fronteira entre os dois países.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou em uma coletiva nessa terça-feira (18): “Estamos agora em uma fase em que a Rússia pode vir a lançar um ataque contra a Ucrânia a qualquer momento”.

Nações ocidentais têm pedido que a Rússia retire as estimadas 100 mil tropas lotadas perto da fronteira do país com a Ucrânia.

Psaki disse que os Estados Unidos foram informados de que, por volta do final de dezembro e início de janeiro, o governo da Rússia estava se preparando para evacuar familiares de diplomatas russos que vivem na Ucrânia.

Os governos de Estados Unidos e Rússia afirmam que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, conversaram por telefone na terça-feira.

Blinken ressaltou a importância da continuidade do caminho diplomático para amenizar as tensões acerca da escalada militar russa.

Lavrov disse esperar resposta imediata por escrito para o pedido feito por Moscou de que a Otan garanta que não vai expandir seus integrantes ainda mais. Também instou os Estados Unidos a não propagar especulações sobre a suposta “agressão russa”.

Blinken e Lavrov concordaram em se encontrar pessoalmente para uma conversa em Genebra na sexta-feira (21). *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: