Os Estados Unidos alertaram que a Rússia pode vir a atacar a Ucrânia a qualquer momento, em meio à escalada das tensões ao longo da fronteira entre os dois países.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou em uma coletiva nessa terça-feira (18): “Estamos agora em uma fase em que a Rússia pode vir a lançar um ataque contra a Ucrânia a qualquer momento”.
Nações ocidentais têm pedido que a Rússia retire as estimadas 100 mil tropas lotadas perto da fronteira do país com a Ucrânia.
Psaki disse que os Estados Unidos foram informados de que, por volta do final de dezembro e início de janeiro, o governo da Rússia estava se preparando para evacuar familiares de diplomatas russos que vivem na Ucrânia.
Os governos de Estados Unidos e Rússia afirmam que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, conversaram por telefone na terça-feira.
Blinken ressaltou a importância da continuidade do caminho diplomático para amenizar as tensões acerca da escalada militar russa.
Lavrov disse esperar resposta imediata por escrito para o pedido feito por Moscou de que a Otan garanta que não vai expandir seus integrantes ainda mais. Também instou os Estados Unidos a não propagar especulações sobre a suposta “agressão russa”.
Blinken e Lavrov concordaram em se encontrar pessoalmente para uma conversa em Genebra na sexta-feira (21). *NHK