Conselho de Segurança da ONU fará reunião emergencial sobre Coreia do Norte

Conselho de Segurança da ONU fará reunião emergencial sobre Coreia do Norte

O Conselho de Segurança nas Nações Unidas pretende realizar uma reunião de emergência, na quinta-feira, para discutir os repetidos disparos-teste de mísseis por parte da Coreia do Norte nas últimas semanas.

Pyongyang disparou um total de seis mísseis em direção ao Mar do Japão em quatro ocasiões desde o início deste ano. O lado norte-coreano afirma que os projéteis lançados na segunda-feira foram mísseis táticos guiados.

Os Estados Unidos, o Japão e outros países condenaram os disparos, considerando-os violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. E insistem que a Coreia do Norte empregou tecnologia de mísseis balísticos nos disparos-teste.

Fontes diplomáticas da ONU afirmaram, na terça-feira, que diversos países, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, solicitaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança.

Segundo as fontes, preparativos estão sendo feitos para que a reunião aconteça na quinta-feira.

O Conselho de Segurança realizou uma reunião emergencial após o lançamento de míssil da Coreia do Norte em 5 de janeiro. No entanto, os integrantes simplesmente compartilharam suas opiniões e não chegaram a um acordo sobre uma resposta unificada.

Analistas diplomáticos dizem que pode ser difícil para a ONU tomar um posicionamento consolidado sobre o assunto na próxima reunião, já que a China e a Rússia continuam a pedir pelo afrouxamento das sanções contra a Coreia do Norte. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: