O Conselho de Segurança nas Nações Unidas pretende realizar uma reunião de emergência, na quinta-feira, para discutir os repetidos disparos-teste de mísseis por parte da Coreia do Norte nas últimas semanas.
Pyongyang disparou um total de seis mísseis em direção ao Mar do Japão em quatro ocasiões desde o início deste ano. O lado norte-coreano afirma que os projéteis lançados na segunda-feira foram mísseis táticos guiados.
Os Estados Unidos, o Japão e outros países condenaram os disparos, considerando-os violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. E insistem que a Coreia do Norte empregou tecnologia de mísseis balísticos nos disparos-teste.
Fontes diplomáticas da ONU afirmaram, na terça-feira, que diversos países, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, solicitaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança.
Segundo as fontes, preparativos estão sendo feitos para que a reunião aconteça na quinta-feira.
O Conselho de Segurança realizou uma reunião emergencial após o lançamento de míssil da Coreia do Norte em 5 de janeiro. No entanto, os integrantes simplesmente compartilharam suas opiniões e não chegaram a um acordo sobre uma resposta unificada.
Analistas diplomáticos dizem que pode ser difícil para a ONU tomar um posicionamento consolidado sobre o assunto na próxima reunião, já que a China e a Rússia continuam a pedir pelo afrouxamento das sanções contra a Coreia do Norte. *NHK