Composição oculta ‘A Virgem e o Menino’ é revelada sob camadas de tinta em obra de Botticelli

Composição oculta ‘A Virgem e o Menino’ é revelada sob camadas de tinta em obra de Botticelli
Quadro Homem das Dores com composição oculta de A  Virgem e o Menino de Sandro Botticelli - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2022

Sob as camadas de tinta do quadro “Homem das Dores” de Sandro Botticelli, o célebre mestre florentino do Renascimento, foram descobertos restos de outra composição similar, a “A Virgem e o Menino”.

A descoberta ocorreu durante as análises técnicas a que o quadro foi submetido pela casa de leilão norte-americana Sotheby’s, que leiloará a obra no final de janeiro.

A técnica de refletografia infravermelha revelou elementos de um desenho subjacente parcial, que indica que Botticelli originalmente preparou a tela para uma imagem completamente diferente. Ao que parece, o mestre virou a tela e decidiu usá-la para o “Homem das Dores”. Através da imagem infravermelha, os contornos do que parecem ser as primeiras etapas das figuras de “A Virgem e o Menino” se tornam mais visíveis.

Acredita-se que se tratasse de uma composição abandonada de uma “Virgem da Ternura”, que era comum na tradição grega e adaptada por muitos pintores florentinos.

O jornal Art Newspaper relata que o quadro “Homem das Dores” não foi estudado a fundo, pois estava em mãos privadas. O vice-presidente e diretor de Pinturas dos Mestres Antigos de Sotheby’s, Chris Apostle, observa que no Renascimento, a tela era um “produto valioso” e, por isso, Botticelli, ao invés de descartá-la, decidiu utilizá-la para outra obra. Estima-se que esse quadro, datado aproximadamente do ano 1500, tenha um preço inicial de leilão de US$ 40 milhões (R$ 221 milhões). *Sputnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: