Comandantes no exílio, chefes de facções de Gaza deixam a Faixa

Uma série de figuras proeminentes da liderança palestina da Faixa de Gaza, no ano passado, partiu do enclave e parece não ter pressa em retornar. 

Tirados da facção dominante da Faixa, o Hamas, e de sua afiliada e rival local, a Jihad Islâmica Palestina, os oito comandantes trocaram a residência em um dos locais mais densamente povoados do mundo, por vidas às vezes opulentas no exílio. 

Ismail Haniyeh, líder político do Hamas no exterior, foi o primeiro a deixar Gaza – trocando o Campo de Refugiados de Al-Shati por um hotel em Doha – informou a Ynet. Partindo inicialmente devido à logística eleitoral, Haniyeh permanece no exterior e convocou sua família para se juntar a ele no Catar. 

Também agora residindo em Doha está Khalil al-Hayya, ex-tenente do chefe do Hamas em Gaza , Yahya Sinwar, que se mudou para o exterior após sua promoção para gerenciar as relações da organização com países árabes e muçulmanos, informou a Ynet. Al-Hayya também permanece no exterior depois de vários meses e foi acompanhado por sua família. 

O diário israelense observou que três outras figuras de proa do Hamas residem em Doha: Salah al-Bardawil, Sami Abu Zuhri e Taher Al-Nunu.

Além do Catar, a Turquia também recebe exilados de Gaza com o comandante sênior Fathi Hamad que agora vive em Istambul, de onde viaja frequentemente para Beirute, informou a Ynet. 

Ao lado da lista de líderes ausentes do Hamas, a Jihad Islâmica Palestina também tem duas figuras que partiram de Gaza nos últimos 12 meses: Nafaz Azzam, que divide seu tempo entre a Síria e o Líbano, e Muhammad al-Hindi, que mora em Istambul, informou o diário. . 

Os comandantes podem estar morando no exterior, pois se sentem menos facilmente alvos de Israel lá, a fim de melhorar as comunicações com atores fora da Faixa de Gaza, ou para evitar viver na pobreza esmagadora vivida pela maioria dos habitantes de Gaza.  *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: