Cientistas do Weizmann Institute of Science, em Israel, detectaram a explosão de uma enorme estrela Wolf-Rayet, uma supernova que até agora era considerada impossível.
Essa observação, detalhada em um estudo publicado na revista acadêmica Nature, considera como esse novo fenômeno pode mudar o que sabemos sobre o universo e como suas estrelas massivas acabarão morrendo.
Rachel Bruch, Ph.D. estudante e candidato do Weizmann Institute of Science, conversou com a i24NEWS sobre a descoberta e sua importância.
“As estrelas vivem e morrem como nós. Em sua morte, eles criam esses elementos mais pesados dos quais somos feitos, como carbono e oxigênio”, disse Baruch.Tão alto, vou começar com, em primeiro lugar, o que é a supernova porque parece,PauseUnmuteLoaded: 26.77%PartilharSubtitlesFullscreenClose
Uma supernova é uma poderosa explosão astronômica que ocorre durante os últimos estágios evolutivos de uma estrela massiva.
A estrela colapsa em uma estrela de nêutrons ou em um buraco negro , ou é completamente destruída.
“O que é tão específico sobre esta estrela, é que é uma estrela muito massiva. As estrelas Wolf-Rayet são particularmente grandes e muito turbulentas”, continuou Baruch.
Ela explicou ao i24NEWS que ventos turbulentos empurram o “envelope de hidrogênio e hélio” que geralmente termina no núcleo da supernova, acrescentando que tal explosão “não foi observada até agora”.
“Esta é uma nova peça do quebra-cabeça de como as estrelas explodem, o que nos dá uma nova dica de como elas terminam suas vidas.”
“Algumas das perguntas que todos nós temos são: como vamos morrer? Como o Sol vai terminar sua vida? Esses tipos de observações mapeiam os possíveis resultados.” *i24News