Nesta terça-feira (11), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convocou uma nova cúpula com França, Alemanha e Rússia para resolver o conflito em seu país, no centro das intensas negociações entre o Ocidente e a Rússia nesta semana.
“É hora de concordar de maneira substantiva sobre o fim do conflito e estamos prontos para tomar as decisões necessárias durante uma nova cúpula dos líderes dos quatro países”, disse Zelensky em comunicado após uma reunião com diplomatas europeus.
O anúncio segue conversas de alto nível realizadas na segunda-feira entre altos funcionários da Rússia e dos Estados Unidos.
Embora ambas as partes tenham prometido continuar com suas tentativas de desescalar a situação , a reunião não produziu respostas definitivas para resolver as crescentes tensões entre Moscou e Washington sobre Kiev.
Diz-se que a Rússia tem 100.000 soldados situados ao longo de sua fronteira com a Ucrânia, o que provocou temores de uma possível invasão do país.
No entanto, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, informou a repórteres após a reunião Moscou-Washington que o Estado disse aos EUA que não tem tais ambições em relação à Ucrânia.
“Explicamos aos nossos colegas que não temos planos, nenhuma intenção de atacar”, disse o funcionário na segunda-feira, segundo a BBC. *i24News