A ONU pediu um recorde de US$ 5 bilhões para financiar a ajuda necessária este ano para garantir o futuro do Afeganistão, que está à beira de uma catástrofe humanitária.
É uma solução de emergência, mas “o fato é que sem essa ajuda não haverá futuro” para o Afeganistão, alertou Martin Griffiths, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários.
O plano da ONU exige US$ 4,4 bilhões dos países cooperantes para financiar as necessidades humanitárias este ano, a maior quantia solicitada para um único país, disse a entidade em comunicado.
Essa quantia fornecerá alimentos e apoiará a agricultura, financiará serviços de saúde, tratará a desnutrição, fornecerá acesso à água e saneamento e fornecerá educação.
Cerca de 22 milhões de pessoas, mais da metade da população afegã, precisam urgentemente de ajuda.
A isso serão adicionados 623 milhões de dólares para ajudar os 5,7 milhões de refugiados afegãos em cinco países vizinhos, principalmente Irã e Paquistão.
Os Estados Unidos anunciaram uma primeira doação de 308 milhões de dólares destinada principalmente a alimentos, saúde e proteção contra o inverno rigoroso, informou em comunicado a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). *NTN 24