Habitantes de La Palma voltam às suas casas para remover o mar de cinzas deixado pela erupção

Habitantes de La Palma voltam às suas casas para remover o mar de cinzas deixado pela erupção

Os primeiros evacuados a regressar às suas casas após a erupção do vulcão na ilha espanhola de La Palma viram a sua alegria mitigada quando viram o que os esperava: um mar de areia vulcânica que cobre as casas e a paisagem.

“É uma planície inteira” de cinzas vulcânicas, “é outro mundo”, reclamou Félix Rodríguez, um pedreiro de 61 anos, enquanto varria a areia do telhado para jogá-la no terraço.

Rodríguez é um dos 1.000 desalojados do total de 7.000 que estão previstos para voltar para casa esta semana, mas, como muitos outros, ele não poderá se instalar lá imediatamente.

Às cinzas, que obstruem portas e estradas, junta-se a falta de água e a destruição de uma estrada no vale do Aridane que obriga as pessoas a contornar toda a ilha – quase duas horas de estrada – para fazer viagens diárias que costumavam durar cinco minutos.  

A casa de Rodríguez foi milagrosamente salva, mas a lavagem destruiu um cemitério próximo, do qual agora apenas alguns nichos altos se destacam.

“Aqueles nunca me incomodaram”, diz ele, apontando para o falecido, por quem rezou em vão para que a lava não lhes desse mais enterro.

A erupção do Cumbre Vieja começou em 19 de setembro e terminou em 25 de dezembro, após 10 dias sem atividade.  Naquela época, a lava destruiu mais de 1.300 casas e 1.250 hectares de terra, muitos deles cultivados com bananas, abacates e videiras. *NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: