Mercosul: Bolsonaro diz que acordo com UE não avança porque França não aceita entrada do Brasil

Mercosul: Bolsonaro diz que acordo com UE não avança porque França não aceita entrada do Brasil

O Presidente Jair Bolsonaro acredita que para o país o melhor seria “estar livre” sem fazer parte do bloco sul-americano, e que acordo com UE não acontece por resistência francesa ao Brasil.

Para o presidente, o Mercosul “sempre foi instável” e tem “prós e contras”, ao mesmo tempo que enfrenta entraves para efetivar o acordo com a União Europeia (UE), segundo o UOL.

“A França, por exemplo, não aceita a gente entrar nesse comércio. E você precisa da aprovação de todos os países da União Europeia”, declarou. O presidente ainda comentou sobre o fato de o Uruguai querer fazer um acordo comercial diretamente com a China, fora das regras do Mercosul. “É um problema que a gente enfrenta. Estamos tratando desse assunto [sobre China e Uruguai]. O Mercosul é uma coisa que todo dia deve ser tratado.

“O chefe do Executivo também defendeu a não permanência do Brasil no bloco.

“Eu, particularmente, entendo que a gente livre poderia ser bem melhor para nós. Mas a gente respeita o que foi feito lá atrás no tocante ao Mercosul.

“A respeito da implementação do acordo entre o bloco sul-americano e a UE, as divergências entre o mandatário e o presidente francês, Emmanuel Macron, são publicamente conhecidas. No G20, Macron responde sobre relação Brasil-França: ‘Já foi melhor. Na percepção de Paris, o Brasil peca no combate à degradação do meio ambiente, principalmente em relação ao desmatamento da Amazônia.

No começo de novembro, o chefe da diplomacia UE, Josep Borell, esteve no Brasil e disse que para o acordo avançar, o Brasil tem que cumprir os compromissos ambientais firmados durante a COP26. *Sputnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: