Representantes de Japão e EUA vão debater defesa e segurança em encontro online

Representantes de Japão e EUA vão debater defesa e segurança em encontro online

O governo japonês anunciou que os chefes da Defesa e dos Negócios Estrangeiros do país vão se encontrar com os representantes das pastas correspondentes dos Estados Unidos por teleconferência, na manhã de sexta-feira, horário do Japão.

Do lado japonês, os participantes serão o chanceler Hayashi Yoshimasa e o ministro da Defesa, Kishi Nobuo. Do lado americano, estarão o secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin.

As conversas entre ambas as partes em pares, chamadas de “dois mais dois”, estavam originalmente programadas para ocorrer em Washington. No entanto, os encontros foram modificados para a versão online devido, principalmente, à reincidência de infecções por coronavírus nos Estados Unidos.

O governo afirma que as autoridades vão discutir os desafios sobre segurança enfrentados por ambos os países. Eles devem compartilhar opiniões sobre possíveis cooperações futuras visando concretizar um Indo-Pacífico livre e aberto.

Também devem debater acerca do fortalecimento da dissuasão e das capacidades de resposta da aliança nipo-americana, bem como o rumo da cooperação mútua em defesa e segurança na região.

Ambas as partes também devem confirmar o acordo sobre aumentar o custo para o Japão em sediar as forças americanas no país.

O governo japonês espera fortalecer ainda mais a cooperação bilateral em segurança, compartilhando com o lado americano os desafios enfrentados pelo país na região, que incluem o aumento das atividades marítimas chinesas, a manutenção da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan e o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: