Colômbia e Estados Unidos apreenderam mais de 4 toneladas de cocaína pertencentes a dissidentes das FARC

Colômbia e Estados Unidos apreenderam mais de 4 toneladas de cocaína pertencentes a dissidentes das FARC

Autoridades da Colômbia e dos Estados Unidos apreenderam mais de quatro toneladas de cocaína perto de águas salvadorenhas pertencentes a dissidentes das FARC que se desviaram do acordo de paz, informou a polícia na terça-feira (4).

A operação foi realizada “em coordenação com as autoridades marítimas dos Estados Unidos (…) durante uma perseguição realizada no mar contra duas lanchas Low Profile Vessel-LPV, interceptadas 406 e 430 milhas náuticas, respectivamente, ao sul de Punta Remedios, tendo em vista de El Salvador “, disse a polícia em um boletim. 

As embarcações com os 4.156 quilos da droga zarparam do porto colombiano de Tumaco, no departamento de Nariño (sudoeste).

Sete pessoas foram capturadas, incluindo cinco colombianos e dois equatorianos, segundo a polícia. “A droga pertenceria ao pseudônimo Allende, chefe da estrutura Alfonso Cano dos dissidentes das FARC” da Segunda Marquetália, facção marginalizada do acordo histórico assinado em 2016, acrescentou.

Segundo o think tank independente Indepaz, cerca de 2.000 homens estão sob o comando dessa liderança rebelde liderada por Iván Márquez, o ex-principal negociador de paz das FARC que voltou às armas em agosto de 2019.

A inteligência militar colombiana assegura que vários de seus líderes morreram em combates na Venezuela, em meio a uma batalha de sangue e fogo com outras facções dissidentes pelo controle do narcotráfico. 

As autoridades colombianas oferecem uma recompensa equivalente a US $ 245.000 por informações que permitam a captura do pseudônimo Allende. 

Após cinco décadas de uma guerra antidrogas com milhares de mortes entre policiais, civis e narcotraficantes, a Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína e o maior cultivador de folha de coca, matéria-prima dessa droga, segundo a ONU. 

Os Estados Unidos são o principal consumidor mundial de pó branco e um grande aliado do país no combate ao narcotráfico. *Informações NTN24 / AFP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: