União Europeia visa rotular energia nuclear como sustentável

União Europeia visa rotular energia nuclear como sustentável

A União Europeia delineou planos para promover investimentos em gás natural e em energia nuclear como atividades econômicas sustentáveis ao meio ambiente.

A medida vem em meio a tentativas por parte do bloco europeu de reduzir para zero a emissão líquida de gases causadores do aquecimento global até 2050.

Em declaração feita no sábado, a Comissão Europeia afirmou que “considera que o gás natural e a energia nuclear têm um papel a cumprir como meios de facilitar a transição para um futuro predominantemente baseado em energias renováveis”.

A França e nações da Europa central e do leste têm argumentado a favor de considerar energia nuclear como sustentável, mencionando como justificativa o aumento dos preços da energia elétrica.

Mas a Alemanha, integrante do grupo antinuclear, reagiu rapidamente para expressar oposição à nova medida do bloco.

O ministro alemão da Economia e Clima, Robert Habeck, disse à imprensa local que rotular a energia nuclear como sustentável é um equívoco, já que se trata de uma tecnologia de alto risco. Ele destacou o impacto de longo prazo que o lixo radioativo gera sobre os seres humanos e o meio ambiente.

A Comissão Europeia vai finalizar a nova política até o final deste mês e apresentá-la às nações integrantes do bloco e ao Parlamento europeu. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: