Trump endossa o ‘forte’ líder de direita da Hungria

Trump endossa o ‘forte’ líder de direita da Hungria

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, apoiou com entusiasmo na segunda-feira a reeleição do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, um herói da extrema direita acusado de autoritarismo crescente.

Em uma declaração emitida ao longo das linhas de suas frequentes bênçãos aos candidatos republicanos nas eleições primárias em casa, Trump escreveu que o líder húngaro tem seu “apoio e endosso total” nas eleições esperadas para abril.

“Ele fez um trabalho poderoso e maravilhoso na proteção da Hungria , impedindo a imigração ilegal, criando empregos, comércio e deveria continuar a fazê-lo nas próximas eleições. Ele é um líder forte e respeitado por todos”, escreveu Trump.

Trump deu as boas-vindas a Orban na Casa Branca em 2019, uma aceitação simbólica para o primeiro-ministro que freqüentemente entra em conflito com a liderança da União Europeia e foi desprezado pelo presidente Joe Biden e pelo antecessor de Trump, Barack Obama.

Alguns funcionários do governo Trump argumentaram na época que o objetivo era manter no seio ocidental um líder que flertava com a Rússia, e o então secretário de Estado Mike Pompeo fez questão de se encontrar com ativistas que entraram em conflito com Orban durante uma visita a Budapeste.

Mas Orban tem sido cada vez mais saudado tanto pela ala de Trump do Partido Republicano quanto por líderes europeus de extrema direita, como o francês Marine Le Pen, especialmente por sua recusa em aceitar refugiados.

Orban também procurou mobilizar apoio contra a oposição aos direitos LGBTQ, com a proibição da “promoção e exibição” da homossexualidade e um referendo relacionado esperado para o mesmo dia das eleições.

Orban, que está no comando desde 2010, enfrenta um desafio potencialmente sério de Peter Marki-Zay, que se descreve como um conservador católico tradicional e jurou descartar as leis homofóbicas se eleito. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: