Biden e Putin conversam por telefone e decidem prosseguir diálogo sobre a Ucrânia

Biden e Putin conversam por telefone e decidem prosseguir diálogo sobre a Ucrânia

Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia conversaram quinta-feira por telefone sobre a situação em torno da Ucrânia. Joe Biden e Vladimir Putin não encontraram pontos de convergência, mas decidiram dar continuidade ao diálogo em sessões diplomáticas no mês que vem, com o objetivo de aliviar o clima de tensão.

Na conversa de cerca de 50 minutos, os dois chefes de Estado trocaram pontos de vista sobre o posicionamento maciço de tropas da Rússia perto da fronteira do país com a Ucrânia.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, divulgou nota após o telefonema. A nota diz que Biden “pressionou a Rússia a atenuar as tensões com a Ucrânia” e “deixou claro que os Estados Unidos e seus aliados e parceiros vão reagir com firmeza se a Rússia invadir novamente a Ucrânia”.

O assessor do Kremlin Yuri Ushakov relata que Putin ressaltou a possibilidade de um completo rompimento das relações entre Moscou e Washington se o Ocidente impuser à Rússia sanções sem precedentes.

Biden e Putin decidiram dar continuidade ao diálogo em breve, em plano diplomático, incluindo negociações bilaterais e uma reunião do Conselho Otan-Rússia — ambas marcadas para janeiro.

Um alto funcionário do governo Biden declarou a jornalistas que “as duas autoridades reconheceram a probabilidade de haver áreas nas quais seja possível um avanço significativo, assim como áreas nas quais não haveria nenhuma possibilidade de concordância e que as negociações a se realizar em breve determinarão precisamente o contorno das duas categorias”. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: