O Natal foi celebrado em várias cidades de Israel no sábado (24), destacando as pontes construídas entre as comunidades judaica e cristã por organizações como a Jerusalemite Initiative.
A organização sem fins lucrativos, criada em 2017, foi formada para capacitar israelenses cristãos de língua árabe no estado judeu.
Elias Zarina, co-fundador da Jerusalemite Initiative, falou com Emily Frances da revista i24NEWS Holy Land Uncovered sobre o assunto.
“A Jerusalemite Initiative é uma organização que trabalha para a comunidade local de cristãos em Israel, especialmente em Jerusalém”, explicou Zarina.
“Somos judeus e cristãos trabalhando lado a lado, com foco no objetivo de integrar os cristãos” em Israel, disse ele.
Ele observou que a falta de educação da língua hebraica entre a comunidade é “a barreira entre os cristãos locais e a sociedade israelense”, então a ONG se concentra nesse assunto.
Os cristãos representavam cerca de 2% da população de Israel (177.000 pessoas) em 2019.
Cerca de 78% dessas pessoas são cristãos árabes.
“Para mim, como um cristão israelense, estou vivendo em Israel com uma identidade israelense … Sou cristão que fala árabe, mas não realmente palestino”, disse Zarina.
“Se eu pesquisar de onde vim … descubro que minhas raízes vêm do judaísmo. Se eu negar o judaísmo, também negarei o cristianismo”, explicou ele.
Os israelenses cristãos estão historicamente ligados a seus irmãos no Líbano e na Síria e aos palestinos cristãos.
Existe um conflito dentro da comunidade. Há um lado pró-Palestina que acredita na nação palestina ”, descreveu Zarina.
“Depois, há o meu lado, que acredita que precisamos e devemos viver juntos aqui como cidadãos no Estado de Israel”, disse ele. *Israel Hayom/i24News