Telescópio James Webb lançado ao espaço para observar as origens do universo

telescopio espacial James Webb

O telescópio espacial James Webb, uma revolução na observação do universo que os astrônomos de todo o mundo esperavam há trinta anos, foi lançado com êxito neste sábado (25) a bordo do foguete Ariane 5.

O James Webb navegou para o espaço sem problemas. “Boa separação de telescópios Webb, Go Webb”, anunciou Jean-Luc Voyer da base espacial de Kurú (Guiana Francesa). A parte superior do foguete Ariane lançou o telescópio após 27 minutos de vôo, que agora levará um mês para chegar ao seu ponto de observação.

O maior telescópio já enviado ao espaço orbitará o Sol a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra com a ambiciosa missão de responder a duas questões fundamentais para a humanidade: De onde viemos? E sim, estamos sozinhos no universo?

Seu poder deve permitir que ele perscrute até o “amanhecer cósmico”, momento em que as primeiras galáxias começaram a iluminar o universo após o Big Bang, há 13,8 bilhões de anos.

Também deve ajudar a compreender a formação de estrelas e galáxias e observar exoplanetas para que os astrônomos descubram mais deles e, eventualmente, possam identificar outros como a Terra no futuro.

O James Webb seguirá os passos do telescópio Hubble, que revolucionou a observação do universo . Foi graças a ele que os cientistas descobriram a existência de um buraco negro no centro de todas as galáxias ou de vapor d’água em torno dos exoplanetas. *Agências internacionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: