Hong Kong vota na eleição “apenas para patriotas”

Os eleitores em Hong Kong foram às urnas neste domingo pela primeira vez desde que uma ampla lei de segurança nacional e uma reforma eleitoral foram impostas na região.

A eleição para o Conselho Legislativo – da qual só podem concorrer candidatos considerados “patriotas” pelo governo – é criticada por alguns ativistas, bem como por governos estrangeiros e grupos de direitos humanos.

Os candidatos estão concorrendo para serem eleitos em um novo sistema que estabelece o que o governo chama de sistema eleitoral aprimorado sob o princípio de “patriotas governando Hong Kong”.

Os principais partidos pan-democráticos, vistos como oposição, não apresentaram nem endossaram nenhum candidato. 

Em novembro de 2020, muitos legisladores da oposição renunciaram à legislatura em protesto contra o governo desqualificar os políticos eleitos.

Os líderes do governo de Hong Kong insistem que a reestruturação eleitoral, como a lei de segurança nacional imposta no ano passado , era necessária para garantir a estabilidade após os protestos que abalaram o centro financeiro asiático em 2019.

O parlamento da China anunciou em março grandes mudanças no sistema eleitoral de Hong Kong, que incluíram a redução do número de cadeiras eleitas diretamente e o estabelecimento de um comitê de verificação para selecionar todos os candidatos em potencial.

O comparecimento aos eleitores está no centro dos debates eleitorais, já que o governo enviou mensagens de texto abrangentes no sábado instando os residentes de Hong Kong a votarem, enquanto alguns críticos pediram às pessoas que se abstivessem de protestar.

As primeiras indicações sugeriam que o comparecimento às urnas foi muito menor do que nas últimas eleições legislativas de 2016, de acordo com testemunhas da Reuters .

Perto dos locais de eleição, vários manifestantes do grupo da Liga dos Social-democratas gritavam demandas por sufrágio universal. 

Antes da eleição, mais de 10 pessoas foram presas por supostamente incitarem as pessoas a votarem em branco. *Informações i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: