Pelo décimo sétimo ano consecutivo, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução exortando a Coreia do Norte a repatriar imediatamente todos os cidadãos estrangeiros sequestrados pelo país.
A resolução foi proposta em conjunto por 60 países, incluindo o Japão, e foi adotada sem votação durante a Assembleia Geral realizada na quinta-feira.
Segundo a resolução, as Nações Unidas condenam da forma mais veemente possível as violações sistemáticas, amplas e a longo prazo de direitos humanos.
Antes da adoção da resolução, o embaixador da Coreia do Norte para as Nações Unidas, Kim Song, negou que direitos humanos estejam sendo violados em seu país. Ele chamou a resolução de provocação politicamente motivada, e saiu da assembleia no meio da sessão.
A China e a Rússia disseram que não apoiam resoluções relacionadas a questões de direitos humanos em certos países.
Na quarta-feira, o Conselho de Segurança da ONU discutira os sequestros da Coreia do Norte. Após a reunião realizada por sete países, incluindo o Japão e os Estados Unidos, foi emitida uma declaração conjunta exortando a Coreia do Norte a devolver imediatamente todos os sequestrados. *NHK