Sonda da NASA ‘toca’ Sol pela 1ª vez na história 

Sonda da NASA ‘toca’ Sol pela 1ª vez na história 

Pela primeira vez na história da astronáutica, uma sonda espacial “tocou” o Sol. A sonda Parker Solar Probe voou através da atmosfera superior da nossa estrela e coletou amostras de partículas e campos magnéticos, informou a NASA em um comunicado divulgado na terça-feira (14).

A agência norte-americana observou que se trata de um novo feito e de um grande salto na ciência solar, comparando o acontecimento com a chegada do homem à Lua.

Os pesquisadores esperam que tocar a matéria de que é feito o Sol ajude a descobrir informações críticas desta estrela e sua influência no Sistema Solar.

“Que a Parker Solar Probe ‘toque o Sol’ é um momento monumental para a ciência solar e uma façanha verdadeiramente notável”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado da Direção de Missões Científicas na sede da NASA em Washington.

No dia 28 de abril, Parker atravessou pela primeira vez o que foi denominado como limite crítico de Alfvén. Trata-se da borda exterior da coroa. É um ponto em que o material solar, que normalmente está unido ao Sol pela gravidade e forças magnéticas, é liberado para sair ao espaço. A sonda encontrou o limite a aproximadamente 13 milhões de quilômetros acima da superfície visível, ou fotosfera, do Sol.

Durante o sobrevoo, a sonda entrou e saiu da corona várias vezes. Descobrir onde estão alinhadas estas protuberâncias com a atividade solar procedente da superfície pode ajudar a compreender como afetam os acontecimentos do Sol a atmosfera e o vento solar. *Sputnik News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: