Bispo da Espanha é suspenso após se casar com autora de romances eróticos satânicos

Bispo da Espanha é suspenso após se casar com autora de romances eróticos satânicos

O bispo mais jovem da Espanha não poderá exercer suas funções em decorrência de seu casamento com uma autora de romances eróticos satânicos, anunciou a Conferência Episcopal em seu site no sábado.

“Como é público e notório, monsenhor Xavier Novell i Gomà, bispo emérito de Solsona, contraiu casamento civil com Dona Silvia Caballol e Clemente, em 22 de novembro de 2021, na cidade de Súria, na província de Barcelona”, indica um declaração da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

Diante deste fato grave, deve-se notar que o cânon 1394.1 do Código de Direito Canônico da Igreja Católica estipula que “o clérigo que tentar o casamento, ainda que apenas civilmente, incorre na suspensão latae sententiae”, prossegue o comunicado.

Isto significa que Monsenhor Xavier Novell i Gomà, “embora mantendo a sua condição de bispo, não pode exercer nenhuma das funções que decorrem dessa condição; entre outras, está proibido de administrar os sacramentos e de qualquer atividade magisterial, tanto pública como privada” , explica a CEE.

O assunto estourou no final de agosto, quando o bispo de 52 anos renunciou alegando “motivos pessoais”, segundo a mídia espanhola. 

Rapidamente se tornou pública sua relação com Silvia Caballol Clemente, escritora e psicóloga autora de vários romances erótico-satânicos, incluindo “Hell in Gabriel’s Lust”, publicado em 2017.

No site de sua editora “Lacre”, a escritora é descrita como “uma autora dinâmica e transgressora que abriu um buraco no espinhoso mundo literário para virar de cabeça para baixo todas as nossas considerações morais e éticas”.

Embora a CEE confirme a identidade da esposa do bispo, não comenta sobre suas atividades, mas especifica que a partir de agora Xavier Novell “está proibido de todos os atos do poder de ordem, atos do poder de governo. E o exercício de todos os direitos e funções inerentes ao ofício episcopal (cf. c. 1333.1), sem excluir outras consequências possíveis que poderiam ser canonicamente seguidas ”. *Informações NTN24 / AFP 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: