Presidente americano conclama por ações contra o autoritarismo durante cúpula virtual pela democracia

Presidente americano conclama por ações contra o autoritarismo durante cúpula virtual pela democracia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que o mundo precisa agora de “campeões” na luta contra o autoritarismo. Ele teceu este comentário durante uma reunião virtual que promoveu com a participação de mais de 100 líderes mundiais na primeira Cúpula pela Democracia, realizada na quinta e na sexta-feira.

O encontro contou com a participação de governos e do setor privado. Biden disse que eles podem enfrentar desafios diferentes, mas que buscam um objetivo em comum. Ele afirmou que o encontro demonstrou que o mundo democrático está em toda parte, e que autocracias não podem nunca apagar a chama da liberdade.

A líder da oposição em Belarus, Svetlana Tikhanovskaya, foi uma das participantes da reunião. Ela participou da cúpula a partir da Lituânia, país onde se refugiou depois de disputar uma eleição contra o presidente Alexander Lukashenko no ano passado. O povo de Belarus vem enfrentando a repressão por parte das forças de segurança do governo. Tikhanovskaya declarou que democracias deveriam “reagir e reivindicar a iniciativa”.

A ministra responsável por assuntos digitais de Taiwan alertou que a democracia vem recuando durante a pandemia do coronavírus. Audrey Tang disse que regimes autoritários justificam violações dos direitos humanos em prol da saúde pública, mas que Taiwan se mantém firme na vanguarda do combate global contra o autoritarismo.

Líderes de China e Rússia não foram convidados a participar da reunião de cúpula. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: