Pelo menos 60 casas foram danificadas e cerca de 100 pessoas tiveram que ser evacuadas por um incêndio florestal que devastou 1,5 hectares de vegetação na quinta-feira (9) na cidade de Castro, no arquipélago de Chiloé, no sul do Chile.
O Gabinete Nacional de Emergências do Ministério (ONEMI) lançou um alerta “vermelho” para o incêndio florestal que começou ontem no estado de Chiloé, ligado à região de Los Lagos e que nesta sexta-feira já havia destruído uma área de 3,8 hectares.
As chamas ainda estão ativas e vários bombeiros da área estão trabalhando para sufocá-las. As autoridades também informaram que nenhuma morte foi registrada e que dois bombeiros foram transferidos para centros médicos devido a ferimentos leves.
O ONEMI informou que 400 pessoas foram afetadas pelo incêndio , 340 pessoas foram evacuadas, 100 casas foram queimadas e 4 pessoas ficaram feridas, 2 das quais eram bombeiros.
O ministro da Habitação e do Urbanismo, Freguesia de Felipe, indicou que o atendimento às famílias afetadas já está a ser coordenado e que a entrega do subsídio de arrendamento está a ser avaliada.
Por enquanto, as pessoas que perderam suas casas poderão passar a noite no centro esportivo local, de acordo com o jornal local Emol. *NTN24