A Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) anunciou a suspensão imediata de todos os torneios organizados pela entidade na China, incluindo Hong Kong, devido a preocupações com a tenista profissional chinesa Peng Shuai.
Ela teria desaparecido após postar uma mensagem nas redes sociais alegando ter sido atacada sexualmente pelo ex-vice-premiê do país Zhang Gaoli. A WTA pediu ao governo chinês que conduza uma investigação completa e transparente do problema.
O presidente e CEO Steve Simon anunciou a decisão na quarta-feira por meio de uma declaração no website da entidade. Nela, Simon diz: “Infelizmente, a liderança da China não lidou com esta questão muito séria em nenhuma hipótese de maneira crível”. Ele também continuou dizendo: “Embora saibamos, agora, onde Peng se encontra, tenho sérias dúvidas de que ela esteja em liberdade, segurança e não sujeita à censura, coersão e intimidação.”
Steve Simon disse: “A não ser que a China tome as medidas que pedimos, nós não podemos colocar nossas jogadoras e funcionários em risco por meio da realização de eventos no país”. *NHK