A Suprema Corte da Espanha endossou o processo de extradição para os Estados Unidos de Hugo Carvajal, ex-chefe de inteligência do regime venezuelano, e negou provimento ao recurso de sua defesa.
“A Terceira Seção da Câmara Criminal do Tribunal Superior Nacional declarou ‘suficiente’ a garantia prestada pelos Estados Unidos em relação à entrega do militar venezuelano Hugo Armando Carvajal”, diz a sentença.
Ele seguiu por mar para a República Dominicana e de lá foi para a Espanha, onde foi preso em abril de 2019 a pedido da justiça norte-americana.
Isso o acusa de ter pertencido com outros altos funcionários de Chávez ao chamado Cartel dos Sóis, que teria traficado drogas com o ex-guerrilheiro colombiano das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Um tribunal de Nova York acusou Carvajal em 2011 de coordenar o embarque de 5,6 toneladas de cocaína da Venezuela para o México em 2006, que mais tarde chegou aos Estados Unidos.
Segundo a imprensa espanhola, Carvajal deu provas de que o partido radical de esquerda Podemos, parceiro dos socialistas no governo de coalizão espanhol, teria recebido dinheiro dos governos chavistas.
Um caso para uma reclamação semelhante foi apresentado na Espanha em 2016 por falta de provas. *NTN24