Encontrada no Peru múmia ‘coberta de cordas’ em perfeito estado 

A múmia, embora descoberta com padrão de sepultamento da região do alto andino, foi encontrada na costa da capital Lima, o que segundo os pesquisadores, comprovaria a convivência entre os dois povos, costeiro e serrano, no período pré-hispânico.

No último fim de semana, uma equipe de arqueólogos da Universidade de San Marcos de Lima encontrou no complexo arqueológico de Cajamarquilla, localizado a leste da capital, uma múmia em perfeitas condições. Os restos mortais pertencem a um homem e datam da época pré-incaica, detalha a instituição em comunicado.

Encontrada no interior de uma câmara funerária subterrânea (de forma ovalada) em posição fetal, com as mãos sobre o rosto e “coberta por cordas”, a múmia foi sepultada com o padrão próprio da região alta andina, o que comprovaria que neste assentamento – um dos mais importantes da costa de Lima –, durante o período pré-hispânico tardio costeiro e serrano, teria coincidido o intercâmbio comercial entre os habitantes de ambas as zonas, afirmam os cientistas.

A múmia foi encontrada durante escavações dirigidas pela arqueóloga formada pela Universidade de San Marco, Yomira Silvia Huamán Santillán, e pelo professor da mesma universidade, Pieter Van Dalen Luna, e contou com a participação de alunos de vários centros educacionais peruanos.

O minucioso estudo da múmia vai contribuir de forma mais contundente para aprofundar o conhecimento sobre as práticas culturais desenvolvidas no período pré-hispânico tardio em Cajamarquilla.

Segundo os pesquisadores, vai ser possível extrair mais informações sobre “suas interações com outros lugares do vale do Rímac [um dos três vales que cortam Lima], as estratégias produtivas que possuía, bem como a situação hierárquica no momento da chegada dos incas e da anexação deste território ao [Império] Tawantinsuyo”. *Sputnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.