A Câmara Criminal do Supremo Tribunal de Justiça recebeu formalmente o pedido de extradição de Dairo Antonio Úsuga, vulgo “Otoniel”, líder do Clã do Golfo e que é requisitado por crimes relacionados ao tráfico de drogas por dois tribunais dos estados da Flórida e Nueva York , nos Estados Unidos.
Por sua vez, o presidente da Colômbia, Iván Duque, informou que o Supremo Tribunal Federal, após anos de espera, aprovou a extradição do segundo membro do Clã do Golfo, Antonio Moreno, aliás ‘Nicolás’.
“Essas duas extradições, a que se concretizou e a que está iniciando seu processo formal, são um golpe direcionado ao narcotráfico e são a prova de que ninguém está acima da lei”, disse Duque.
Indicou que a Colômbia alcançou 595 toneladas de cloridrato de cocaína apreendidas neste ano “é um trabalho articulado de toda a nossa força pública, é a maior apreensão histórica da história de nosso país”.
Após a captura de ‘Otoniel’ em 23 de outubro, o governo colombiano recebeu oficialmente a acusação da justiça dos Estados Unidos contra o narcotraficante.
De acordo com a polícia colombiana sobre ‘Otoniel’ 128 mandados de prisão, sete condenações e oito medidas de segurança caem. Da mesma forma, informa duas circulares vermelhas e uma azul da Interpol, além dos pedidos de extradição da justiça norte-americana. *Informações NTN24