Japão e Coreia do Sul concordam em manter comunicação para melhorar relações bilaterais

Autoridades de alto escalão das chancelarias do Japão e da Coreia do Sul concordaram em manter a comunicação de relações exteriores entre os dois países para restaurar um relacionamento bilateral saudável.

O chefe do Departamento de Assuntos da Ásia e da Oceania do Japão, Funakoshi Takehiro, e o diretor-geral dos Assuntos da Ásia e do Pacífico da Coreia do Sul, Lee Sang-ryol, encontraram-se na segunda-feira em Seul, a capital sul-coreana.

Segundo o lado japonês, Funakoshi reconheceu que as relações têm se tornado tensas devido a diferentes pontos de vista sobre questões como aquelas envolvendo as chamadas mulheres de conforto. No que diz respeito à questão de trabalhos realizados no período da guerra, Funakoshi reiterou a exigência do Japão para que Seul apresente em breve uma solução que possa ser aceita pelo Japão.

Funakoshi também se referiu ao último movimento relacionado às Ilhas Takeshima, no Mar do Japão. O chefe da agência nacional da polícia da Coreia do Sul visitou as ilhas na semana passada.

A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês sustenta que as ilhas são parte inerente do território japonês. Diz também que a Coreia do Sul está ocupando ilegalmente as ilhas.

Funakoshi disse que a visita foi totalmente inaceitável do ponto de vista da consistente postura do Japão sobre o assunto e pediu uma resposta apropriada de Seul.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lee enfatizou que Seul não pode, de forma alguma, aceitar qualquer reivindicação por parte do Japão em relação a este assunto. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.