China: nova arma hipersônica viaja 5 vezes mais rápido que o som

O governo chinês testou um míssil que ultrapassou em cinco vezes a velocidade do som, que é de 1.238 km/h, em julho deste ano. A nova arma de guerra da China chamou a atenção de países como Rússia e EUA. 

O míssil hipersônico foi lançado no Mar do Sul da China de um veículo planador, possivelmente um jato. O teste foi bem-sucedido e atingiu velocidade cinco vezes maior que a do som, algo inédito até o momento.

Mais do que um avanço, o êxito com a tecnologia hipersônica coloca a China como a grande protagonista do desenvolvimento desses armamentos no mundo, segundo o jornal Financial Times. Já que nenhum outro país conseguiu alcançar resultados similares. 

Ainda segundo o Financial Times, a nova tecnologia da China tem capacidade para carregar uma ogiva nuclear ou mesmo uma normal — de menor potencial destrutivo. 

Preocupação internacional 

“Esse desenvolvimento é preocupante, como deveria ser para todos os que procuram a paz e a estabilidade na região e além dela”, teria declarado um porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA ao FT.

Governos como a Rússia e o Reino Unido também monitoram a situação. 

Já a embaixada chinesa nos Estados Unidos respondeu que “não estão interessados em uma corrida armamentista com outros países”, segundo Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da chinesa, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.