Gantz: Eu apoio um acordo com o Irã mais forte, mais longo e mais amplo

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, declarou na noite de domingo que apoia um acordo nuclear “mais amplo, mais forte e mais longo” com Teerã. 

As negociações nucleares devem recomeçar em 29 de novembro em Viena com o objetivo de trazer os EUA e o Irã de volta ao Plano de Ação Conjunto Global, depois que os EUA desistiram do acordo em 2018 sob o então presidente Donald Trump. 

“Posso apoiar um acordo que será mais amplo, mais forte e mais longo – levando o Irã de volta, desmantelando suas capacidades atuais e colocando uma inspeção eficaz em seus locais e na produção de armas.” Gantz declarou em uma conferência sobre assuntos de segurança israelense, organizada pelo jornal Haaretz e UCLA.  

“Continuaremos a agir, garantindo que o Irã nunca alcance capacidades nucleares militares”, continuou ele.

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, disse ao enviado especial dos EUA para o Irã, Rob Malley, que o Irã está simplesmente tentando ganhar tempo com as negociações até que a questão de voltar ao acordo nuclear não seja mais relevante.

Lapid afirmou que o Irã não tem intenção de voltar ao negócio. 

“O Irã se vê como um hegemônico, equipando sistematicamente ‘exércitos terroristas’ e exportando sua ideologia radical, armas, fundos e mão de obra para todo o Oriente Médio”, disse Gantz. 

“Eles visam recursos econômicos como vimos no ataque Aramco, interrompem o comércio global como vimos no ataque à Mercer Street, prejudicam os processos democráticos como vimos nas eleições iraquianas e desmantelam regimes como vemos no Líbano e na Síria”.

O ataque da Mercer Street foi um suposto ataque do Irã a um navio israelense na costa de Omã, ocorrido em agosto. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.