Chile vai para o segundo turno das eleições presidenciais

O candidato José Antonio Kast, de direita, lidera a eleição presidencial do Chile neste domingo com 28,5% dos votos, seguido por Gabriel Boric, de esquerda, com 24,7% , após apuração de 49,8% dos votos, segundo o Relatório Eleitoral Serviço.

Com o resultado, os dois candidatos, com programas e conceitos antagônicos para o futuro do Chile, passam a votar no segundo turno, dia 19 de dezembro, porque nenhum deles ultrapassará 50% dos votos para suceder ao atual presidente, o conservador Sebastián Piñera.

A surpresa do dia foi o terceiro lugar de Franco Parisi , que obteve 13,4% dos votos após uma campanha nas redes sociais que desencadeou uma onda de memes nas últimas semanas quando foi confirmado que ele continuaria em sua casa no Alabama, no Sul dos Estados Unidos, sem ter posto os pés no país em toda a campanha eleitoral.

Economista de 54 anos, Parisi enfrenta problemas com a justiça chilena por uma suposta fraude e por não ter cumprido a pensão alimentícia de dois filhos menores que teve do primeiro casamento no Chile, por isso, se voltar, será proibido de deixar o país.

Com longas filas e um dia particularmente quente, o Chile realizou no domingo as eleições mais incertas desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), com a ideia de mudar o modelo neoliberal que permitiu o crescimento econômico e a estabilidade política nas últimas três décadas, mas é apontado como a origem da desigualdade que levou aos protestos desde outubro de 2019. *Informações NTN24 / AFP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: