Joe Biden pondera boicotar Jogos Olímpicos de Inverno de China

Em declarações efetuadas na quinta-feira, o chefe de Estado norte-americano, Joseph Biden, afirmou que reflete na possibilidade de boicotar as olimpíadas de inverno em Pequim, para protestar contra alegadas violações dos direitos humanos na China. 

As autoridades chinesas consideraram que a ameaça de Biden é contrária ao espírito do olimpismo. 

Interrogado, por jornalistas em Washington a 18 de Novembro de 2021, sobre a eventualidade de um boicote dos Jogos Olímpicos de  inverno em Pequim  pelos Estados Unidos, de forma a protestar contra alegadas violações dos direitos humanos na China,  o Presidente Joseph Biden, afirmou  que a sua administração está a ponderar.

Biden, realçou que em caso de boicote, este último não deveria ter um impacto sobre a participação dos atletas norte-americanos.

As declarações do chefe de Estado norte-americano ocorrem, depois  da cimeira virtual  com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, no  dia 15 de Novembro de 2021, durante a qual as  duas partes comprometeram-se a criar condições para relações estáveis  entre os Estados Unidos e a China.

Em Pequim, o governo chinês por intermédio do seu Ministério dos Negócios dos Estrangeiros, qualificou de infundadas as acusações ñorte-americanas de não respeito pelos dirteitos humanos, considerando que as alegações de Washington representavam um piada perante a sociedade chinesa.

De acordo com Zhao Lijian, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, “politizar  o desporto é contrário ao espírito do Olimpismo e prejudica os  interesses dos atletas de todos os países do mundo” .

O Presidente Joseph  Biden tem sido objeto de pressões nos Estados Unidos,  para condenar alegadas violações dos direitos humanos, nomeadamente na região chinesa de Xinjiang, onde segundo a administração norte-americana, a repressão da minoria énica uigur assemelha-se a um genocídio. *RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: