A erupção de La Palma causou entre 550 e 700 milhões de danos

A erupção do vulcão La Palma, nas Ilhas Canárias espanholas, que comemora dois meses nesta sexta-feira (19), causou entre 550 e 700 milhões de euros de prejuízos econômicos, informou o presidente das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres.

Torres, depois de intervir telematicamente na Conferência Anual das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, indicou em declarações aos meios de comunicação que, para que La Palma receba fundos solidários da União Europeia, prejuízos superiores a 1% do PIB, necessita cerca de 430 milhão.

Assim, as Canárias podem beneficiar destes fundos, porque, segundo estudos elaborados pelo Governo das Canárias, os prejuízos em La Palma estão quantificados entre 550 e 700 milhões, valor que ultrapassa 1% do PIB.

Ele especificou que as Ilhas Canárias não têm de receber 500 milhões de euros da União Europeia, que é o montante global destes fundos a distribuir de acordo com “as tragédias” que ocorrem no território da União Europeia.

“Ninguém pensava que hoje e depois de 60 dias o vulcão continua em erupção”, disse Torres, acrescentando que, portanto, a estimativa econômica dos danos é provisória.

Relativamente ao decreto-lei elaborado pelo Governo das Canárias para requalificar os terrenos atingidos pelo vulcão, indicou que está a trabalhar nele com o Cabildo de La Palma e o Estado.

Entretanto, sublinhou, o Executivo das Canárias tenta dar uma resposta urgente à habitação para as pessoas que perderam as suas casas sob a lava.

A última e última fase será quando os atingidos poderão viver perto de onde viveram para manter as suas raízes, o que será incluído no decreto em que o Governo trabalha para alcançar o maior consenso “com toda a segurança jurídica”.

Ele lembrou que os atingidos ficarão três anos em moradias temporárias pagas pelo Governo das Ilhas Canárias, que cuidará do aluguel. *Informações El Nacional

Categorias:Europa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.