A empresa farmacêutica Pfizer solicitou à Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, FDA na sigla em inglês, a autorização para o uso de emergência de sua pílula antiviral contra a Covid-19.
A Pfizer fez o anúncio na terça-feira e busca a aprovação do medicamento para o tratamento de pacientes adultos de Covid-19 de alto risco que tenham apresentado sintomas leves a moderados.
A empresa diz que o antiviral oral bloqueia a replicação do vírus e deve ser usado em combinação com o medicamento para HIV ritonavir.
A Pfizer citou os resultados de um teste clínico divulgado no dia 5 de novembro. Os dados mostraram que o medicamento reduziu o risco de hospitalização ou morte devido a Covid-19 em 89%.
Outra empresa farmacêutica norte-americana, a Merck, também solicitou aprovação à FDA para o uso de emergência do molnupiravir, um medicamento antiviral oral para prevenção do desenvolvimento de sintomas graves em pacientes de coronavírus. A autoridade reguladora de medicamentos britânica autorizou o uso do medicamento no dia 4 de novembro. *NHK