EUA e China devem criar grupos de discussão sobre assuntos estratégicos

EUA e China devem criar grupos de discussão sobre assuntos estratégicos

O presidente americano Joe Biden afirmou que serão criados quatro grupos de discussão para que as conversas entre os Estados Unidos e a China tenham continuidade. Os dois lados estão tentando evitar uma escalada das tensões bilaterais.

Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, realizaram a primeira cúpula virtual entre seus dois países no início da semana. Ao longo do encontro de três horas e meia de duração, os dois concordaram em tentar conter, por meio do diálogo contínuo, a escalada da rivalidade mútua para evitar conflitos.

Após a reunião, Biden disse a repórteres que a cúpula foi bem-sucedida e afirmou: “Temos muito sobre o que continuar a conversar”. Acrescentou que os grupos de discussão serão criados para debater uma vasta gama de assuntos.

Biden não ofereceu muitos detalhes, mas deu a entender que o fará dentro de duas semanas.

Na terça-feira, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, disse que os dois países concordaram em começar a discutir a questão de “estabilidade estratégica”.

Sullivan acrescentou que Biden transmitiu a Xi “a necessidade de haver diversas conversas acerca do tema estabilidade estratégica”. Segundo Sullivan, essas discussões precisam ser “lideradas por equipes de alto escalão de ambos os lados e que versem transversalmente sobre segurança, tecnologia e diplomacia”. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: