Presidentes dos EUA e da China realizam primeira cúpula online

Os presidentes Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, se reuniram para trabalhar visando preencher a brecha cada vez maior entre as duas nações.

A primeira cúpula online deles foi realizada em meio a crescentes tensões. No entanto, os dois líderes prometeram cooperar. Biden disse: “Nossa responsabilidade como líderes de China e Estados Unidos é assegurar que a competição entre os nossos países não gere conflitos, de maneira intencional ou não. Que seja apenas uma competição simples e direta.”

Xi, por sua vez, falou: “O mundo enfrenta diversos desafios. Como as duas maiores economias mundiais, e como membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, China e Estados Unidos precisam aumentar a comunicação e cooperar.”

Joe Biden abordou ainda diversas áreas de preocupação para Washington. Ele disse que queria direitos humanos, e garantir um Indo-Pacífico livre na mesa de negociações. Biden havia criticado anteriormente as ações da China com o intuito de acabar com protestos democráticos em Hong Kong, além de intimidar Taiwan.

Já Xi Jinping tinha outras prioridades. Ele pediu por relações respeitosas em que as duas superpotências possam coexistir pacificamente. O governo de Xi tem criticado com frequência os Estados Unidos por interferirem no que chama de seus “assuntos internos”. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.