A imprensa em Taiwan reportou que membros do Congresso americano aterrissaram na ilha a bordo de uma aeronave militar dos Estados Unidos na terça-feira. As notícias geraram críticas veementes por parte da China.
A emissora taiwanesa TVBS reportou que membros da Câmara dos Representantes e do Senado americanos visitaram Taipé e transmitiu imagens da aeronave que foi identificada como a que teria transportado os legisladores dos Estados Unidos. Os nomes dos visitantes e o propósito da visita não foram revelados.
A chancelaria taiwanesa declarou que o Instituto Americano em Taiwan é o responsável pelo cronograma da delegação. A pasta se recusou a providenciar mais detalhes e disse que explicações virão à tona em breve a respeito do motivo da visita.
É raro que aeronaves militares dos Estados Unidos pousem em Taiwan, já que os dois países não possuem laços diplomáticos oficiais.
Na terça-feira, um porta-voz do ministério da Defesa chinês emitiu uma declaração condenando a mais recente visita por parte do lado americano.
O documento diz: “Taiwan é uma parte sagrada e indivisível do território chinês. Esta ação por parte dos Estados Unidos interfere de forma grosseira em questões internas da China, compromete gravemente a soberania territorial chinesa e ameaça seriamente a paz e a estabilidade ao longo do Estreito de Taiwan”. *NHK