O conglomerado japonês Toshiba estaria considerando dividir-se em três companhias. Passando por dificuldades, a empresa busca elevar seu valor de mercado, otimizar suas operações e responder a insatisfações de investidores.
A ampla estrutura corporativa da Toshiba inclui quase 300 subsidiárias. Segundo fontes, a ideia é agrupá-las em três setores: infraestrutura, aparelhos eletrônicos e chips de memória. As fontes dizem que as três novas companhias teriam por objetivo ser listadas em cerca de dois anos.
Uma cisão do gênero é extremamente rara para um conglomerado japonês. A Toshiba tenta se reerguer após um escândalo contábil que veio à tona em 2015, além de enormes perdas em seus negócios no campo da energia nuclear.
Acionistas militantes têm elevado a pressão este ano, tendo conseguido afastar o presidente do conselho de administração e outro membro da diretoria em junho.
A reestruturação pode impulsionar o valor corporativo e aliviar parte dessa pressão. Espera-se que a Toshiba inclua a proposta em um plano de gestão que será anunciado na sexta-feira (05)