China anuncia sanções contra autoridades de Taiwan

China sanctions Taiwan senior officials

O governo chinês anunciou sanções contra o premiê de Taiwan e dois outros funcionários de alto escalão, acusando-os de incitar hostilidade no Estreito de Taiwan.

Na sexta-feira, a porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do governo chinês, Zhu Fenglian, disse que Pequim irá impor sanções às pessoas que constam em uma lista dos chamados “secessionistas obstinados”, segundo a lei. Ela afirmou que o premiê de Taiwan, Su Tseng-chang, o ministro do Exterior, Joseph Wu, e o presidente do Legislativo, You Si-kun, estão entre aqueles que instigaram confrontações no estreito e agiram com forças externas para dividir o país.

Zhu disse que eles serão proibidos de entrar na China, incluindo Hong Kong e Macau. Companhias e patrocinadores relacionados às pessoas na lista não serão permitidos a obter ganhos no território continental.

Recentemente, Taiwan teve contato próximo com países do Ocidente, incluindo os Estados Unidos. O ministro do Exterior de Taiwan visitou a Europa em outubro. E, nesta semana, o Parlamento Europeu enviou sua primeira delegação oficial a Taiwan.

O Conselho de Assuntos Continentais de Taiwan reagiu com veemência às sanções, dizendo que “não aceita intimidações e ameaças de uma região autocrática e autoritária”. O conselho citou que irá adotar medidas caso a China tente destruir a democracia e liberdade de Taiwan. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.