Estados Unidos e China divergem sobre questões relacionadas a Taiwan

Estados Unidos e China divergem sobre questões relacionadas a Taiwan

Os diplomatas de mais alto escalão de Estados Unidos e China criticaram um ao outro a respeito do posicionamento de cada país em relação a Taiwan, ao mesmo tempo em que concordaram realizar preparativos para um encontro entre seus líderes.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se encontraram em Roma no domingo, em paralelo à cúpula do G20.

O Departamento americano de Estado afirmou, em declaração, que Blinken levantou preocupações acerca de diversas ações chinesas que comprometem a ordem internacional baseada em regras, e que vão contra os valores e interesses dos aliados dos Estados Unidos, incluindo “movimentações relacionadas a direitos humanos, Xinjiang, Tibete, Hong Kong, Mares da China Oriental e Meridional, e Taiwan”.

Segundo o ministério das Relações Exteriores da China, Wang criticou os Estados Unidos pelo que chamou de “diplomacia de um pequeno círculo”, que impôs pressão sobre muitos países de pequeno e médio porte, com o objetivo de conter a China.

Wang descreveu a questão de Taiwan como o ponto mais sensível entre a China e os Estados Unidos. Alertou que a má condução do assunto terá um efeito negativo sobre as relações bilaterais.

Blinken ressaltou que os dois países devem manter uma comunicação regular para administrar as diferenças e evitar disputas de maneira responsável.

Os dois países haviam anteriormente concordado de, a princípio, realizar um encontro de cúpula online até o final deste ano. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: