EUA e França concordam em iniciar diálogo estratégico sobre exportação de armas

Os Estados Unidos e a França concordaram em trabalhar juntos rumo a um mecanismo sistemático para garantir a transparência na exportação de armas, em meio às relações abaladas.

Os laços se deterioraram em setembro, após a decisão da Austrália de cancelar um grande contrato com a França envolvendo submarinos. O governo australiano optou pelo apoio tecnológico dos Estados Unidos e do Reino Unido, sob uma nova parceria trilateral de segurança denominada AUKUS. Autoridades francesas criticaram o acordo, dizendo que não haviam sido consultadas previamente.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da França, Emmanuel Macron, se reuniram na Itália na sexta-feira, paralelamente à reunião de cúpula do G20, antes da programada conferência da ONU sobre o clima, COP26, no Reino Unido.

Biden reconheceu que os Estados Unidos agiram de forma desajeitada, sem muita elegância. Macron afirmou que é importante garantir que não haja recorrência de tal situação, e pediu maior coordenação e cooperação.

Os dois países emitiram uma declaração conjunta após o encontro, e prometeram identificar passos para melhorar a eficiência e eficácia de autorizações para exportação de itens de defesa.*NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: