O presidente da França, Emmanuel Macron, exortou a Austrália a reparar os laços bilaterais prejudicados devido ao cancelamento, por parte da Austrália, de um programa conjunto envolvendo submarinos.
O escritório presidencial francês disse numa declaração que Macron e o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, conversaram por telefone na quinta-feira.
Esta foi a primeira vez que os dois líderes conversaram desde que a Austrália decidiu cancelar o acordo envolvendo submarinos no mês passado.
Segundo a declaração, Macron disse a Morrisson que a decisão da Austrália “prejudicou a relação de confiança entre os dois países”. E que “cabe agora à Austrália propor ações tangíveis incorporando a vontade política das autoridades máximas do país para redefinir a base da relação bilateral e dar prosseguimento à ação conjunta no Indo-Pacífico.”
No mês passado a Austrália havia anunciado que vai construir submarinos nucleares através do novo pacto trilateral de segurança conhecido como Aukus, com os Estados Unidos e o Reino Unido. *NHK