França pede para Austrália reparar laços bilaterais

O presidente da França, Emmanuel Macron, exortou a Austrália a reparar os laços bilaterais prejudicados devido ao cancelamento, por parte da Austrália, de um programa conjunto envolvendo submarinos.

O escritório presidencial francês disse numa declaração que Macron e o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, conversaram por telefone na quinta-feira.

Esta foi a primeira vez que os dois líderes conversaram desde que a Austrália decidiu cancelar o acordo envolvendo submarinos no mês passado.

Segundo a declaração, Macron disse a Morrisson que a decisão da Austrália “prejudicou a relação de confiança entre os dois países”. E que “cabe agora à Austrália propor ações tangíveis incorporando a vontade política das autoridades máximas do país para redefinir a base da relação bilateral e dar prosseguimento à ação conjunta no Indo-Pacífico.”

No mês passado a Austrália havia anunciado que vai construir submarinos nucleares através do novo pacto trilateral de segurança conhecido como Aukus, com os Estados Unidos e o Reino Unido. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: