EUA revogam permissão de operação de gigante chinesa de telecomunicações no país

O governo dos Estados Unidos revogou a licença da empresa China Telecom de operar em seu território, citando questões concernentes à segurança nacional.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) afirmou na terça-feira que decidiu ordenar que a subsidiária da gigante chinesa de telecomunicações nos Estados Unidos interrompa todas suas operações domésticas ou internacionais dentro de 60 dias.

A FCC afirma que o pertencimento e o controle da subsidiária da China Telecom por parte de Pequim levantam “sérios riscos para a segurança nacional e para a aplicação da lei”. A agência americana reguladora de comunicações afirma que isto abre margem para “espionagem e outras atividades ameaçadoras contra os Estados Unidos”.

A China Telecom foi retirada da Bolsa de Valores de Nova York em janeiro. A decisão foi baseada na ordem executiva do então presidente americano Donald Trump de proibir investimentos em negócios que possuam laços próximos com o exército chinês.

O governo do presidente Joe Biden passou a restringir ainda mais o investimento de americanos em empresas chinesas de alta tecnologia.

Washington também está fortalecendo seus esforços em manter firmas de tecnologia da China fora da cadeia de fornecimento dos Estados Unidos. *NHK

Categorias:Américas, Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.