O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, instruiu um painel cuja tarefa é gerar “um círculo virtuoso de crescimento e distribuição” a criar propostas para questões prioritárias até o começo de novembro.
O grupo, que foi instruído a criar uma nova forma de capitalismo, realizou sua primeira reunião na terça-feira, no escritório do primeiro-ministro, com a participação do próprio Kishida, além do ministro da Revitalização Econômica, Yamagiwa Daishiro, e especialistas do setor privado.
Segundo Kishida, é importante completar este ciclo e o subsequente crescimento através da incrementação de produtividade por meio de estratégias de crescimento e da distribuição dos lucros nos salários para elevar amplamente os níveis de renda da população.
O premiê disse que seu gabinete dá prioridade à promoção do estabelecimento de um país orientado pela ciência e pela tecnologia, com foco na especialização em energia digital e limpa. Kishida disse ainda que é importante fortalecer a segurança econômica para estabelecer uma poderosa cadeia de fornecedores em setores como a indústria de semicondutores. Segundo o primeiro-ministro, o investimento nas pessoas através da cooperação entre os setores público e privado também é uma tarefa urgente.
Kishida Fumio instruiu Yamagiwa a coletar propostas emergenciais sobre estas tarefas prioritárias até o início de novembro. *NHK