Migrantes climáticos”: Estragos dos incêndios forestais na California

A Califórnia agora enfrenta um fenômeno que antes estava associado aos atóis do Pacífico, ameaçados pela elevação do mar ou pelas zonas áridas dos países em desenvolvimento.

Oito dos 10 maiores incêndios registrados na Califórnia ocorreram depois de 2017. Em 2020, o maior deles destruiu mais de 417.000 hectares.

A pesquisadora da University of Southern California (USC) responsável pelo projeto “West on Fire”, Rebecca Miller, indicou que os incêndios florestais causam deslocamentos massivos de população e essas chamas são exacerbadas pelas mudanças climáticas e podem considerar deslocamentos em grande escala como parte das migrações climáticas.

“Tive a impressão de criar meus filhos em uma área catastrófica. Tudo ao nosso redor foi queimado”, diz Jessica Distefano, ainda soluçando três anos após o incêndio que varreu a pequena cidade de Paradise, na Califórnia.

Traumatizada, essa mãe decidiu deixar a região, juntando-se aos milhares de “migrantes climáticos” que fogem dos incêndios que, com força crescente, devoram o oeste dos Estados Unidos.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno, uma ONG norueguesa, os incêndios florestais deslocaram, em média, mais de 200.000 pessoas a cada ano na última década.

Os incêndios recordes do ano passado, que consumiram mais de 1,7 milhão de hectares, de acordo com os bombeiros da Califórnia, deslocaram cerca de 600.000 residentes.

A maioria desses novos “migrantes climáticos” deslocados por incêndios florestais se restabelecem relativamente perto de seu domicílio anterior. Mas alguns, principalmente os mais velhos ou famílias com crianças, podem cruzar o país em busca de uma vida mais tranquila. *Informações NTN24 / AFP

Categorias:Europa, Meio ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.