Monte Aso entra em erupção em província no sudoeste do Japão

Monte Aso entra em erupção em província no sudoeste do Japão

O Monte Aso da província japonesa de Kumamoto, no sudoeste do país, entrou em erupção. Autoridades elevaram o nível de alerta nas proximidades e pedem que a população permaneça cautelosa. O Monte Aso é um dos vulcões mais ativos do país.

A Agência de Meteorologia afirma que fumaça começou a ser expelida a partir da cratera número 1 de Nakadake às 11h43 de quarta-feira (20). A nuvem de fumaça logo atingiu altura de 3,5km.

Segundo os especialistas, uma densa mistura de cinzas, lava e gás vulcânico conhecido como fluxo piroclástico cobriu uma distância de cerca de 1.300 metros a oeste da cratera. Enormes rochas vulcânicas foram arremessadas a distância de quase um quilômetro em direção sul.

Houve ainda uma segunda erupção cerca de uma hora depois da inicial. Uma nuvem de fumaça foi expelida, chegando a 1.600 metros de altura em direção ao céu.

A agência emitiu um alerta para todos que estiverem dentro de um raio de 2km da cratera. O nível 3 de alerta cobre três municipalidades. A população é aconselhada a manter distância do vulcão.

A polícia local confirmou que havia 11 pessoas escalando o Monte Aso, mas todos conseguiram descer a tempo e estão seguros.

Atividades vulcânicas têm aumentado recentemente. Foram observados tremores vulcânicos no monte há uma semana, o que sugere que água quente e magma estavam se movimentando debaixo do solo. Uma erupção de menor escala foi detectada no dia seguinte. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: