A Toyota Motor anunciou que vai construir sua primeira fábrica de baterias nos Estados Unidos, com o objetivo de lidar com a crescente demanda para veículos híbridos e elétricos em todo o mundo.
Na segunda-feira (18), a gigante japonesa do ramo automotivo declarou que formará uma nova empresa em território americano em conjunto com a Toyota Tsusho, firma pertencente ao grupo. Não houve anúncio sobre o local em que a fábrica será construída, nem a respeito da sua capacidade de produção. O investimento planejado é de cerca de 1,3 bilhão de dólares. A Toyota espera iniciar a produção em 2025. O foco inicial serão baterias de íon-lítio para veículos híbridos.
No mês passado, a montadora japonesa anunciou que investiria mais de 13 bilhões de dólares no desenvolvimento e produção de baterias. Parte do montante será destinada à montagem de novas linhas de produção em fábricas no Japão e em outros lugares.
Fabricantes de automóveis rivais também realizam grandes investimentos no setor. A Volkswagen, da Alemanha, e a General Motors, dos Estados Unidos, anunciaram planos de construir fábricas de baterias para veículos elétricos. *NHK