Autoridades de defesa do Japão afirmaram que embarcações da Marinha da China e da Rússia passaram juntas pelo Estreito de Tsugaru, que fica entre Honshu – a principal ilha do Japão – e Hokkaido, no norte do país.
Esta é a primeira vez que o Ministério da Defesa do Japão confirmou a passagem simultânea de navios de guerra chineses e russos pelo estreito.
Segundo a pasta, por volta das 8h de segunda-feira, aviões e embarcações da Força Marítima de Autodefesa do Japão identificaram um total de dez navios de guerra chineses e russos cerca de 110 quilômetros a sudoeste da ilha de Okushiri, província de Hokkaido, no Mar do Japão.
Foi confirmado que cinco das embarcações pertencem à Marinha chinesa, entre elas um destroier de classe Renhai de última geração. Também houve a confirmação de que os outros cinco são navios de guerra russos, incluindo um destroier.
De acordo com o ministério, a frota entrou no Oceano Pacífico através do Estreito de Tsugaru na tarde de segunda-feira. O Estreito de Tsugaru é uma passagem marítima internacional onde embarcações estrangeiras, incluindo navios de guerra, têm permissão de navegar.
A China e a Rússia haviam realizado exercícios militares conjuntos no Mar do Japão durante quatro dias, terminando no domingo. Acredita-se que os navios vistos no Estreito de Tsugaru tenham participado das manobras. O Ministério da Defesa do Japão está analisando o propósito da passagem. *NHK