Navios de guerra da China e da Rússia passam pelo Estreito de Tsugaru

Autoridades de defesa do Japão afirmaram que embarcações da Marinha da China e da Rússia passaram juntas pelo Estreito de Tsugaru, que fica entre Honshu – a principal ilha do Japão – e Hokkaido, no norte do país.

Esta é a primeira vez que o Ministério da Defesa do Japão confirmou a passagem simultânea de navios de guerra chineses e russos pelo estreito.

Segundo a pasta, por volta das 8h de segunda-feira, aviões e embarcações da Força Marítima de Autodefesa do Japão identificaram um total de dez navios de guerra chineses e russos cerca de 110 quilômetros a sudoeste da ilha de Okushiri, província de Hokkaido, no Mar do Japão.

Foi confirmado que cinco das embarcações pertencem à Marinha chinesa, entre elas um destroier de classe Renhai de última geração. Também houve a confirmação de que os outros cinco são navios de guerra russos, incluindo um destroier.

De acordo com o ministério, a frota entrou no Oceano Pacífico através do Estreito de Tsugaru na tarde de segunda-feira. O Estreito de Tsugaru é uma passagem marítima internacional onde embarcações estrangeiras, incluindo navios de guerra, têm permissão de navegar.

A China e a Rússia haviam realizado exercícios militares conjuntos no Mar do Japão durante quatro dias, terminando no domingo. Acredita-se que os navios vistos no Estreito de Tsugaru tenham participado das manobras. O Ministério da Defesa do Japão está analisando o propósito da passagem. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.