Montadoras japonesas estão reformando suas fábricas para suprir a crescente demanda por veículos elétricos. Elas fazem mudanças nas instalações para que veículos elétricos e movidos a gasolina possam ser fabricados na mesma linha de produção.
A Nissan Motor renovou a produção em sua fábrica na província de Tochigi, ao norte de Tóquio.
Funcionários podem agora montar tanto veículos elétricos como movidos a gasolina, na mesma linha de produção, apesar das grandes diferenças no mecanismo de montagem.
Robôs recém-instalados realizam as tarefas braçais, como por exemplo, o manuseio de peças pesadas como as baterias para veículos elétricos, já que este tipo de ofício pode gerar um grande fardo aos funcionários que trabalham na linha de produção.
O vice-presidente executivo da Nissan Motor, Sakamoto Hideyuki, disse: “Agora, uma única linha de produção pode suprir mais prontamente as demandas de ainda mais clientes. Montadoras que não conseguirem fazer o mesmo poderão ter dificuldade em sobreviver em meio à indústria automotiva”.
A Mazda Motor também fez modificações similares no mês passado em sua fábrica na província de Yamaguchi, no oeste do Japão. A expectativa é de que outras montadoras sigam os exemplos. *NHK